21 novembro, 2009

CHEFES? - ABRENÚNCIO!

O National Institute for Health and Clinical Excellence, que avalia medicamentos, anunciou que a postura negativa dos chefes representa o maior risco à saúde mental dos trabalhadores. 13 milhões de dias de trabalho são perdidos por ano na Grã-Bretanha por causa de stress, ansiedade e depressão, avalia o mesmo instituto. Por cá, aliás como em todo o lado, a realidade não deve ser muito diferente.

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO...

19 novembro, 2009

PROVAVELMENTE A ÚLTIMA BOA MEDIDA DESTE GOVERNO...

O Governo aprovou hoje um decreto-Lei que consagra a proibição de cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas Multibanco.

PARA RELAXAR...

... Sex & Drugs & Rock 'n' Roll.

18 novembro, 2009

17 novembro, 2009

ESCRAVATURA MODERNA

Transcrevo na íntegra esta notícia publicada hoje no Jornal de Notícias, porque deve ser transcrita e dada a conhecer ao maior número possível de pessoas.
Quanto a mim, a solução era mesmo chegar-lhes a "roupa ao pêlo". É o mínimo que merece esta gentalha.


Na Savinor, fábrica da Trofa que transforma subprodutos animais, ir trabalhar com a barba por fazer dá direito a uma multa de 10 euros. Há mais imposições coercivas e horas extras que não são pagas, denuncia o PCP.
A empresa, célebre pelos cheiros nauseabundos com que há mais de duas décadas fustiga as populações vizinhas - algumas freguesias da Maia incluídas -, parece, agora, querer também engrossar a lista das que violam as leis laborais. O clima na firma é "abafado", descreveu, ao JN, um trabalhador. "As pessoas são muito intimidadas, sujeitas a pressões e coacções se não cumprirem determinadas ordens. Vive-se com medo", relatou.
De entre várias comunicações de serviço interno, a que o JN teve acesso, destaque-se uma, de 3 de Setembro passado, em que "Barba por fazer" é o assunto eleito. O documento tem como destinatários os motoristas que fazem as entregas de carnes aos clientes, e nele se lê que estes "todos os dias devem andar devidamente barbeados e apresentáveis". Mais: "De hoje em diante, cada vez que trouxerem a barba por fazer, serão multados em 10 euros, que serão descontados no salário de cada mês", indicando-se, em seguida, as pessoas encarregues de avaliar o estado da penugem facial dos trabalhadores. Uma situação que o PCP considera "desumana" e "escandalosa". "É o espelho do grau a que chega a arbitrariedade, a exploração, a violação de direitos e da própria dignidade de quem trabalha", refere, em comunicado, a Direcção da Organização Regional do Porto do partido.
Há mais: denuncia-se, ainda, a alegada falta de pagamento de horas extraordinárias. "Temos uma escala suplementar [para entregas] a seguir ao horário de trabalho, com horas extras que não são pagas. Mas é só um motorista por dia", revelou o funcionário da Savinor, sublinhando que essa escala passou a ser aleatória. "Tramam um de cada vez e sem pagar. Até estava a correr bem. A gente fazia isso de graça, mas chegou a um ponto em que nem isso era suficiente. Agora, é quando querem, à hora que querem", lamenta.
Isso mesmo é plasmado num outro comunicado interno, de 30 de Outubro último, em que se acusa um empregado - nomeando-o - de não querer trabalhar, dado este ter declarado não poder alterar os horários antes estabelecidos. Lê-se, ainda: "Quem trabalha na Savinor tem que ter disponibilidade e ser flexível. Caso contrário, não anda aqui a fazer nada. Se alguém mais tiver pouca vontade de trabalhar e ajudar a empresa, é favor falar comigo [elemento da direcção comercial] para ver se vos posso ajudar a serem mais felizes".
O tom intimidatório tem continuidade noutras circulares, em que se diz que alegadas falhas dos trabalhadores, como o uso de líquido de lavagem de carros sem doseador ou a falta de assinatura numa nota de débito/crédito de tabuleiros de carne, serão cobradas aos mesmos, em forma de pagamento dos materiais em causa. "Qualquer coisinha que se passe, eles ameaçam que descontam. Se formos a assumir tudo isso, a gente não ganha para viver. Mas há quem tenha receio de perder o posto de trabalho e se cale", alerta o mesmo colaborador.

IRS À DECADA

Será que este pensava que o IRS era para ser entregue à decada em vez de anualmente, ou contava com a "azelhice" do Fisco que normalmente só chateia os desgraçados?

AGRIÕES...


Fresco, Lavado... e TEMPERADO.

16 novembro, 2009

O MANÁ CINEMATOGRÁFICO PORTUGUÊS


Fiquei a par da capacidade da indústria cinematográfica portuguesa (coisa de que não duvidava…) num pasquim diário qualquer.
Parece que a dita só serve mesmo para queimar dinheiro dos contribuintes.

Vejamos:

Das 19 longas-metragens estreadas até ao transacto dia 11 de Novembro, apenas 4 foram vistas por mais de 10000 espectadores. E mesmo estas que atingiram números acima desta marca saldaram-se por um rotundo fracasso comercial. Por exemplo, “Second Life” teve um orçamento de 1,5 milhões de euros e rendeu pouco mais de 400 mil euros, enquanto “Contrato” de Nicolau Breyner custou 700 mil euros e apenas obteve receitas de pouco mais de 200 mil euros.

O caso mais triste é o do filme “A Corte do Norte” de João Botelho, a quem foi atribuído um subsídio de 650 mil euros e que apenas gerou receitas de 12 mil euros com uma audiência de 2707 espectadores.

O ano passado o ICA atribuiu só para longas-metragens mais de cinco milhoes de euros, tendo os filmes exibidos rendido apenas cerca de um milhão.

Em Portugal, parece-me, não existe cinema português para o público português nem público português para o cinema português. Mas existe dinheiro dos portugueses para o cinema português.

O CRIME NÃO COMPENSA...

Esta é a prova que faltava.
E esta outra não deixa dúvidas.